na última semana foi lançado um desafio no nosso querido blog mãe. O desafio foi dividido em duas partes: a primeira se trata de uma pequena discussão a respeito de autenticidade e veracidade de um documento criado por Severino Cavalcanti, já a segunda, é a análise de um vídeo da câmara dos deputados em que os deputados Severino Cavalcanti e Fernando Gabeira trocavam ofensas e acusações. Segue o link para a postagem do desafio:
Desafio Diplomático
O mais interessante é que todo o escândalo girou em torno de uma concessão para o restaurante Fiorella continuar seu funcionamento na Câmara dos Deputados, fato esse que relaciona diretamente o tema do nosso Blog com o desafio!
Bem, vamos ao que interessa!!!
Solução da Parte 1:
Pequeno lembrete dos fatos:
Por quê Mensalinho?
O escândalo todo teve início com a divulgação desse documento:
Este documento assinado pelo então Primeiro Secretário Severino Cavalcanti autoriza de forma ILEGAL a prorrogação do contrato de concessão do restaurante na Câmara dos Deputados. Sim, ele tinha competência, mas não de tomar essa decisão por conta própria. O contrato poderia ser prorrogado em caráter de urgência se o restaurante estivesse em reforma. E foi o que aconteceu.
MALAAAANNNDROOOOO!!!
Acontece que, como já mencionado, o documento era ilegal!!! Por que Severino produziu esse documento? Há! Aí que entra a História do Mensalinho. O deputado Severino Cavalcanti VENDEU o documento para Sebastião Buani, dono do restaurante Fiorella pela bagatela de R$ 40.000,00 e mais parcelas (mensalinho) de outros R$ 10.000,00. Houveram outros tipos de negociação, pagamento de faturas de cartão de crédito e, Buani, em alguma ocasiões, não conseguia pagar o valor total do mensalinho... A fraude foi descoberta e Buani denunciou todo o esquema. Resultado disso tudo: Severino Cavalcanti renunciou ao cargo de presidente da Câmara dos Deputados.
O documento foi analisado por um perito em documentoscopia, Celso Del Piccha, e foi confirmada a sua AUTENTICIDADE. Porém o documento não é VERÍDICO, pois suas informações são falsas, não correspondendo à realidade, já que o deputado Severino não poderia ter dado tal autorização, além do documento ser ilegal.
PARTE 2 - O vídeo!
Análise diplomática do vídeo disponibilizado pelo youtube
Gabeira Nocauteia Severino
Gênero: audiovisual e textual
Espécie: Gravação de vídeo
Formato: vídeo digital
Meio: página da web
Data cronológica: 06/04/2006
Forma: original ao arquivo a que pertence
Idioma: Português
Signos Especiais: Logomarca da TV Senado
Entidade produtora: TV Senado
Entidade reprodutora: postado no youtube por Nunobruno (disponĩvel em: http://www.youtube.com/watch? v=7Cihk-ucE78&feature=related)
Trâmite: Gravação do vídeo → envio de sinal ao vivo → Edição → Transmissão na internet → Gravação no hard drive do computador → Postagem do vídeo no youtube.
Descrição: Sessão Ordinária da Câmara dos Deputados, onde Fernando Gabeira fala sobre a quebra de decoro parlamentar de Severino Cavalcanti, devido as acusações de fraude e propina.
Função arquivistica: o vídeo é um trecho da sessão ordinária da Câmara dos Deputados. Para o youtube, é um meio de divulgação do trecho da gravação, e é apenas mais um vídeo, que pode ser permanente ou não, dependendo da vontade do ente reprodutor, mas para a TV Câmara é um documento permanente.
Bibliografia: Reportagem da Veja