sexta-feira

Desafio do Blog Mãe - Severino Cavalcanti

Amigos leitores,
na última semana foi lançado um desafio no nosso querido blog mãe. O desafio foi dividido em duas partes: a primeira se trata de uma pequena discussão a respeito de autenticidade e veracidade de um documento criado por Severino Cavalcanti, já a segunda, é a análise de um vídeo da câmara dos deputados em que os deputados Severino Cavalcanti e Fernando Gabeira trocavam ofensas e acusações. Segue o link para a postagem do desafio:
Desafio Diplomático
O mais interessante é que todo o escândalo girou em torno de uma concessão para o restaurante Fiorella continuar seu funcionamento na Câmara dos Deputados, fato esse que relaciona diretamente o tema do nosso Blog com o desafio!

Bem, vamos ao que interessa!!!

Solução da Parte 1:






Pequeno lembrete dos fatos:

Por quê Mensalinho?

O escândalo todo teve início com a divulgação desse documento:





Este documento assinado pelo então Primeiro Secretário Severino Cavalcanti autoriza de forma ILEGAL a prorrogação do contrato de concessão do restaurante na Câmara dos Deputados. Sim, ele tinha competência, mas não de tomar essa decisão por conta própria. O contrato poderia ser prorrogado em caráter de urgência se o restaurante estivesse em reforma. E foi o que aconteceu.
MALAAAANNNDROOOOO!!!


Acontece que, como já mencionado, o documento era ilegal!!! Por que Severino produziu esse documento? Há! Aí que entra a História do Mensalinho. O deputado Severino Cavalcanti VENDEU o documento para Sebastião Buani, dono do restaurante Fiorella pela bagatela de R$ 40.000,00 e mais parcelas (mensalinho) de outros R$ 10.000,00. Houveram outros tipos de negociação, pagamento de faturas de cartão de crédito e, Buani, em alguma ocasiões, não conseguia pagar o valor total do mensalinho... A fraude foi descoberta e Buani denunciou todo o esquema. Resultado disso tudo: Severino Cavalcanti renunciou ao cargo de presidente da Câmara dos Deputados.

O documento foi analisado por um perito em documentoscopia, Celso Del Piccha, e foi confirmada a sua AUTENTICIDADE. Porém o documento não é VERÍDICO, pois suas informações são falsas, não correspondendo à realidade, já que o deputado Severino não poderia ter dado tal autorização, além do documento ser ilegal.

PARTE 2 - O vídeo!


Análise diplomática do vídeo disponibilizado pelo youtube
Gabeira Nocauteia Severino

Gênero: audiovisual e textual
Espécie: Gravação de vídeo
Formato: vídeo digital
Meio: página da web
Data cronológica: 06/04/2006
Forma: original ao arquivo a que pertence
Idioma: Português
Signos Especiais: Logomarca da TV Senado

Entidade produtora: TV Senado
Entidade reprodutora: postado no youtube por Nunobruno (disponĩvel em: http://www.youtube.com/watch?v=7Cihk-ucE78&feature=related)

Trâmite: Gravação do vídeo → envio de sinal ao vivo → Edição → Transmissão na internet → Gravação no hard drive do computador → Postagem do vídeo no youtube.

Descrição: Sessão Ordinária da Câmara dos Deputados, onde Fernando Gabeira fala sobre a quebra de decoro parlamentar de Severino Cavalcanti, devido as acusações de fraude e propina.

Função arquivistica: o vídeo é um trecho da sessão ordinária da Câmara dos Deputados. Para o youtube, é um meio de divulgação do trecho da gravação, e é apenas mais um vídeo, que pode ser permanente ou não, dependendo da vontade do ente reprodutor, mas para a TV Câmara é um documento permanente.

Bibliografia: Reportagem da Veja
                     Cronologia de escândalos 
                     Reportagem da Folha
                     Download Duranti




Análise de um documento de franquia


Formulário de Pré-Qualificação 

Suporte: eletrônico
Forma: original multipla
Gênero: textual
Espécie: formulário
Formato: formulário eletrônico
Descrição: ficha de pré-qualificação destinada exclusivamente aos interessados em adquirir uma franquia Bob's.

segunda-feira

Início!

Galera de Diplomática, esse é o nosso blog, Eu Amo Comida! Ele foi elaborado para a disciplina de Diplomática e Tipologia Documental da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília, ministrada pelo professor André Ancona Lopez. A nossa equipe é formada por: Rodrigo Lima, Fernanda de Oliveira e Trícia Ribeiro. O blog tem como tema franquias alimentares e além de representar uma ponte de comunicação entre a disciplina, os professores, monitores e os alunos, vai trazer novidades, informações e curiosidades sobre as grandes redes de fast food. Espero que gostem e que nos acompanhem ao longo do semestre. No próximo post faremos a análise de um documento, tarefa proposta pelo professor André.