sexta-feira

Atividade dos Conceitos



ORGANICIDADE

1- “Relação natural entre documentos de um arquivo(1) em decorrência das atividades da entidade produtora.”
Arquivo(1) - Instituição ou serviço que tem por finalidade a custódia, o processamento técnico, a conservação e o acesso(1) a documentos.
Dicionário Brasileiro de terminologia arquivística, 2005, p. 127

2- “Organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos refletem  a estrutura, funções e atividades da entidade produtora, acumuladora em suas  relações internas e externas”.  
BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. 3ª ed., Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.

3- “Atributo de um acervo documental decorrente da existência de relação orgânica entre seus documentos. Essencial para que um determinado conjunto de documentos seja considerado um arquivo. (F) organicité; (E) organicidad. Ver também: Relação orgânica”. 
CONARQ / Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos – CTDE; Glossário: versão 5.1 / março de 2010. p 18-19.
___________________
4- "Informação orgânica é a que foi elaborada, expedida ou recebida no
âmbito da missão de um organismo."
ROUSSEAU, Jean-Yves; COUTURE, Carol. Os fundamentos da Disciplina Arquivística. Lisboa: Dom Quixote, 1998.

5- "Organicidade - Se um arquivo é formado por um conjunto de documentos que se originam de ações articuladas em prol da missão de uma entidade, tem-se que ele resulta em um todo orgânico cujas partes são inter-relacionadas de modo a fornecer o sentido do conjunto."
DURANTI, Luciana . Registros Documentais Contemporâneos como Provas de Ação. Estudos Históricos. Rio de Janeiro: UFRJ, v. 7, n.13, p.49-64, 1994.
____________________
6- "Princípio da Organicidade: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas."
Teoria Arquivistica princípios e conceitos. Disponível em: <http://www.tecnolegis.com/estudo-dirigido/tecnico-mpu-administrativa/arquivologia-conceito.html>. Acesso em: 10/10/2010.

7- "O documento arquivístico se caracteriza pela organicidade, ou seja, pelas relações que mantém com os demais documentos do órgão ou entidade e que refletem suas funções e atividades. Os documentos arquivísticos não são coletados artificialmente, mas estão ligados uns aos outros por um elo que se materializa no plano de classificação, o qual os contextualiza no conjunto a que pertencem. Os documentos arquivísticos apresentam um conjunto de relações que devem ser mantidas."
CONARQ / Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos – CTDE. E-arq Brasil. Versão 1. 2006. p.22. Disponível em: <http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/earqbrasilv1.pdf>. Acesso em 10/12/2010.

8- " 'o fato de os documentos de arquivo [...] acumularem-se natural, progressiva e continuamente [...] lhes garante uma coesão espontânea e estruturada' sendo que a unicidade entra como um corolário desta última característica."
LOPEZ, André Porto Ancona. Princípios arquivísticos e documentos digitais. Disponível em: <http://repositorio.bce.unb.br/bitstream/10482/1428/2/ARTIGO_PrincipiosArquivisticosDocumentosDigitais.pdf>. Acesso em: 10/10/2010. 
____________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário