quinta-feira

Certidões unificadas

Bons dias!

Gente saiu no G1 uma matéria sobre um projeto, que teve iniciativa da Secretaria de Reforma do Judiciário (SRJ) do Ministério da Justiça (MJ) em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e o Conselho Nacional de Justiça. É o projeto Certidões Unificadas, lançado nesta terça-feira que passou (14/12).


Esse projeto consiste em fornecer para os cartórios de todo o Brasil, novos formulários, padronizados para a emissão das certidões de nascimento, casamento e óbito, para evitar falsificações. O papel utilizado para isso será feito pela Casa da Moeda e terá cerca de 15 itens de segurança, além do controle de solicitação, envio e recebimento dos lotes das certidões, que será informatizado.

O projeto vai fornecer computadores com o sistema já instalado em cerca de 1.200 cartórios, que ainda não são informatizados. As prioridades são as regiões Norte e Nordeste, onde tem o maior índice de subregistro.



Segundo o secretário de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira, não haverá aumento no custo da segunda via desses documentos para o cidadão e a primeira via continua a ser gratuita!

Link para Reportagem completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário